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VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM "COMÉRCIO JUSTO" ?

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As empresas brasileiras aderem ao modelo europeu de Comércio Justo. Com um crescimento médio de 30% ao ano na Europa, o Comércio Justo ultrapassa a US$ 3 bilhões de faturamento em todo o mundo. Esse movimento é sinônimo de uma nova proposta de negócio e valoriza o trabalho do pequeno produtor e do artesão na cadeia produtiva. Nasceu com objetivo de combater a pobreza através de geração de trabalho e renda de forma sustentável, ou seja, constante. Segundo a Associação Sociale, o comércio justo nasceu na França, na década de 60, como um movimento social que visava combater a injustiça econômica que existia no mercado internacional. A prática vem disseminando nos últimos 50 anos, assim como os produtos orgânicos, que hoje são um nicho em expansão. No franchising, algumas marcas já aderiram ao Comércio Justo, como a MegaMatte, Fundação L´Occittane, Toca Tapetes, Brasil Social Chic e L´Oreal. Cases: A rede carioca MegaMatte implantou esta filosofia por meio de sua cadeia produtiva...

FRANQUIAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS

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Queridos leitores, Feliz 2011!!! Para abrir o ano, vou listar abaixo as franquias brasileiras que se internacionalizaram por segmento. Espero que gostem e que possa agregar na pesquisa de vocês. ACESSÓRIOS PESSOAIS E CALÇADOS Via Uno   - Presente em 25 países: África do Sul, Alemanha, Guadalupe, Grécia, Cuba, Canadá, Argentina, Filipinas, França, Chile, Emirados Árabes, Egito, Espanha, Itália, México, Venezuela, Holanda, Jordânia, Portugal, Costa Rica, Panamá, Peru, Inglaterra, Colômbia e Rep. Dominicana. Carmen Steffen s - Presente em 10 países: Estados Unidos, Paraguai, Portugal, Uruguai, Argentina, austrália, Angola, japão, e,irados Árabes e Espanha. Dumond   - Presente em 6 países: Angola, Egito, Colômbia, Filipinas, Arábia Saudita e Emirados Árabes. Arezzo - Presente em 4 países:  Paraguai, Portugal, Venezuela e China. Chilli Beans - Presente em 3 países: EUA, Portugal e Panamá. Morana   - Presente em 2 países: EUA e Portugal Havaianas - ...

INTERNACIONALIZAÇÃO DE FRANQUIAS

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Há cinco anos atrás, este foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso na Anhembi Morumbi. Na época, não havia referências bibliográficas suficientes para embasar o projeto. O que me ajudou foi a experiência que vivia no Grupo Ornatus na fase de internacionalização e pude ver de perto todas as etapas para se "exportar" uma marca para o exterior. Hoje a Moldura Minuto também vive este processo. Gostaria de postar aqui algumas percepções de mercado sobre a internacionalização de franquias. A ESPM junto com a ABF fizeram um estudo muito interessante e constatou-se que e ntre 2000 e 2010, o número de franquias brasileiras que foram para o exterior mais que quadruplicou, passando de 15 para 68, o que representa 4,7% das marcas nacionais. Hoje, o Brasil fica em sexto lugar quando o assunto é numero de unidades e em quarto na quantidade de marcas dentro do próprio território. O  forte crescimento da franquia no Brasil está estimulando muitos empresários a dar um passo em ...

FRANQUIA TEM TAXA DE MORTALIDADE MENOR E ACESSO A CRÉDITO MAIS FÁCIL

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Enquanto não surge uma ideia brilhante para a criação de um novo negócio, que tal investir em um modelo que já foi testado e aprovado antes? As vantagens na opção por uma franquia vão além da redução na taxa de mortalidade média de 17% para 4% , de acordo com a pesquisa Fatores condicionantes e taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, do Sebrae Com risco menor, o acesso ao crédito é mais ágil e fácil. Algumas das principais instituições financeiras do País, como Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste e Caixa Econômica, chegam a oferecer linhas pré-aprovadas a quem pretende investir em determinadas marcas ou para clientes antigos. Nas modalidades operadas com recursos do BNDES, o empreendedor  conta com taxas de juros a partir de 5% ao ano . “Nós temos nos estruturado para atender micro, pequenas e até médias empresas como franquias”, afirma o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, Nilo Meira Filho. As taxas são as mesmas para outras empresas de mesmo porte...

MICROFRANQUIAS - SEM SAIR DE CASA

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Olá !!! Quero falar mais sobre microfranquias. Este assunto tem despertado muito o meu interesse e acredito que de muita gente também. A procura por este tipo de negócio já chega a mais de 2 mil candidatos / mês!  No ano passado, seu faturamento mais que dobrou, saltando de R$2,75 bilhões para R$ 6,3 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Com isso, sua representatividades no setor de franquias passou de 5% para 10%. As opções vão desde serviços domésticos, a consultoria de gestão corporativa ou agências de turismo. Nos Estados Unidos, esse formato já corresponde a 49% dos pequenos negócios e gerou, "Se compararmos com o mercado internacional, podemos enxergar o quanto o Brasil ainda pode crescer. Vantagens: - Dispensa ponto comercial - grande gargalo atualmente - Custos enxutos - geralmente 5% do faturamento bruto - Baixo investimento inicial - Poucos ou nenhum funcionário - Na maioria, dispensa compra de maquinários e estoques Abaixo listo as principai...

MOLDURA MINUTO - UM NEGÓCIO DE SUCESSO

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Emoldurando momentos A Moldura Minuto cresce em um nicho de mercado movido pela emoção dos consumidores - em sua grande parte composto pelo público feminino – que procuram os serviços de emolduramento para transformar sentimentos e sonhos em uma peça de decoração     Em onze anos, a Moldura Minuto passou de uma unidade, em São Paulo, para 50 lojas, espalhadas por 15 estados, de Norte a Sul do País, localizadas nos principais shoppings, que depois ganharam as ruas, mostrando que em terras brasileiras existe espaço para idéias criativas, apoiadas por pessoas empreendedoras. A empresa oferece serviços de emolduramento rápido – em apenas uma hora, e mais do que fotos, posters ou imagens, eterniza sonhos. "Existem momentos que merecem uma moldura. Transformamos sentimentos e sonhos em uma peça de decoração", define Antonio Carlos Viegas Filho, fundador da rede. Formada em odontologia, Filho teve acesso ao conceito de emolduramento rápido durante viagem a Portugal. Resolveu trazer...

FRANQUIAS BRASILEIRAS CRESCEM NO EXTERIOR

A internacionalização do varejo brasileiro com as franquias alcança patamares inéditos. Este avanço está calcado num cenário macroeconômico de oportunidades, principalmente em países emergentes. Exemplo disso são as grandes e médias redes brasileiras, que prosseguem com planos ousados de expansão internacional e algumas já projetam atingir até 50% de sua receita por meio do faturamento de lojas no exterior, em cinco anos, como é o caso do Grupo Bonaparte com sua rede de restaurantes Bossa Grill, que acaba de inaugurar sua primeira unidade em Wichita, no Kansas (EUA). Para essa unidade, o grupo Bonaparte investiu cerca de US$ 100 mil, mas outros US$ 900 mil deverão ser investidos nos próximos 12 meses, segundo Leonardo Lamartine, diretor do grupo. "A expectativa é de que cada unidade fature cerca de US$ 150 mil mensalmente." Depois de conquistar o mercado externo e transformar-se numa coqueluche mundial, a Havaianas, marca de sandálias genuinamente brasileira, inaugurou sema...