MOLDURA MINUTO - UM NEGÓCIO DE SUCESSO

Emoldurando momentos

A Moldura Minuto cresce em um nicho de mercado movido pela emoção dos consumidores - em sua grande parte composto pelo público feminino – que procuram os serviços de emolduramento para transformar sentimentos e sonhos em uma peça de decoração

 

 

Em onze anos, a Moldura Minuto passou de uma unidade, em São Paulo, para 50 lojas, espalhadas por 15 estados, de Norte a Sul do País, localizadas nos principais shoppings, que depois ganharam as ruas, mostrando que em terras brasileiras existe espaço para idéias criativas, apoiadas por pessoas empreendedoras. A empresa oferece serviços de emolduramento rápido – em apenas uma hora, e mais do que fotos, posters ou imagens, eterniza sonhos. "Existem momentos que merecem uma moldura. Transformamos sentimentos e sonhos em uma peça de decoração", define Antonio Carlos Viegas Filho, fundador da rede.


Formada em odontologia, Filho teve acesso ao conceito de emolduramento rápido durante viagem a Portugal. Resolveu trazer o formato para o Brasil, nacionalizando o conceito e a marca. Em julho de 1999 abriu a primeira unidade, e um ano depois, a segunda loja, ainda própria, e já a primeira franqueada. Desde então, a marca não parou de crescer. "Na primeira loja eu era o moldureiro e a minha esposa a vendedora. Na segunda, passei a gerenciar uma loja, e a minha esposa a outra, até surgir a terceira unidade, e com o tempo, o nosso batalhão de franqueados que nos tirou, forçosamente, da operação direta com o cliente, que de fato era o que gostávamos. Mas o crescimento tem o seu preço", afirma Filho.


O perfil de clientes da Moldura Minuto é formado, em grande maioria, por mulheres maduras, que representam 64% das vendas, sendo que desse percentual, 62% tem entre 40 e 49 anos, e 16%, entre 35 e 39 anos. Desse total, 76% tem renda mensal acima de 7 mil reais e buscam nos serviços prestados, além da qualidade, conveniência e agilidade na entrega. Cerca de 60% dos clientes da rede buscam por serviços de emolduramentos em até 1h, enquanto 40% em até 30 minutos. "A importância da agilidade no prazo de entrega se dá em razão da falta de tempo e comodidade. Quanto à relevância do serviço expresso, 64% dos nossos clientes considera fundamental", define Filho.


Assim como qualquer empresário, Filho afirma que teve que superar alguns desafios para se firmar no mercado. Os principais foram inaugurar a primeira loja no País, posicionar corretamente a marca no mercado, verificando as ameaças e oportunidades e definir o perfil do cliente – target - ou mesmo dos franqueados, criar o sistema online - desafio que levou quatro anos - e por fim, firmar uma rede de parceiros forte e coesa. "Investir em franqueados errados, sem o perfil adequado, ocorreu em um determinado período, no passado. Mas isso é inerente ao crescimento de qualquer negócio. Aprendemos com os erros, e hoje podemos nos orgulhar de ter em nossa rede parceiros empreendedores, que elevam o valor a cada dia da nossa marca e conceito, e que tornam nossos clientes satisfeitos", ressalta.


Mas se muitos foram os erros, os acertos foram ainda maiores. Após a dificuldade de posicionar a marca no mercado, o desenvolvimento do conceito comercial, principalmente do formato online, inovador para a época, fez com que a rede aumentasse o faturamento em 40%, além da inauguração da primeira loja de rua. "Acertamos no desenvolvimento do conceito comercial, no projeto arquitetônico da loja de rua, e na formatação de um sistema operacional e comercial online, novidade para a época, período em que a internet não era tão segura, e que muitos acessos, principalmente no Nordeste, ainda eram discados. O Espaço Moldura Minuto, primeira loja de rua, localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, hoje serve de laboratório para toda a rede fraqueada", aponta.

 

Expansão

 

A previsão da Moldura Minuto é a abertura de oito a dez novas lojas até o final do ano. A rede faturou de janeiro a maio, cerca de 30% a mais do que os valores obtidos no mesmo período no ano passado. Em 2009, a Moldura Minuto fechou o ano com um faturamento de 15 milhões de reais. "Queremos chegar a 60 lojas, acompanhando o crescimento dos shoppings, e também a expansão imobiliária, pois aonde há paredes, existe espaço para quadros. Para 2011 abriremos 20 unidades", afirma Filho.


Para ser um franqueado, além de investir entre 110 a 250 mil reais, o interessado deve ter foco no crescimento, gostar de lidar com pessoas, saber liderar equipes e acima de tudo, ter habilidade para replicar conceitos e processos, para que possa promover a padronização da rede de forma correta.


Ter perfil pró-ativo, isto é, saber tomar decisões atitudes perante o surgimento dos problemas e saber compartilhar experiências também são requisitos básicos. "Como a Moldura Minuto é uma franquia de quarta geração, em que os fluxos de informações são constantes e online, todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo. Saber compartilhar erros e acertos engrandece o conhecimento de toda a rede", ressalta Filho.  

www.molduraminuto.com.br

Moldura Minuto
(11) 3082-9972/ (11) 3061-0921

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