Postagens

NOTA DE FECHAMENTO E BALANÇO DO ANO NO SPOLETO

Imagem
O ano de 2009 foi bastante positivo para o Spoleto. A maior rede de culinária italiana do país registrou faturamento de R$ 290 milhões, 15% a mais em relação a 2008. A rede alcançou também crescimento de 19% em pontos de venda, com 36 novas lojas. Hoje o Spoleto conta com 272 restaurantes - 249 no Brasil e 23 no exterior (21 no México e dois na Espanha). A projeção é manter o mesmo ritmo e assinar 36 novas unidades ao longo do ano, chegando ao faturamento de R$ 326 milhões (o equivalente a 12% de crescimento). O Spoleto pertence ao sistema Umbria, formado ainda pelas redes alimentícias Domino’s Pizza e Koni Store e controlador das lojas próprias, distribuidora, fábrica e franquias das três marcas. A empresa 100% brasileira de gestão de food service, que atua nos segmentos fabril e de varejo, registrou crescimento de 18%, chegando ao faturamento de R$ 362 milhões. No período, foram assinadas 50 novas lojas (com previsão de abertura até 2011). Hoje o Umbria conta com 338 restaurantes e...

EAD?!

Estamos numa fase de consolidação da EAD no Brasil, principalmente no ensino superior com crescimento expressivo e sustentado. O Brasil aprende rápido e os modelos de sucesso são logo imitados. Passamos de importadores de modelos de EAD para desenvolvedores de novos projetos, de programas complexos implantados com rapidez. Algumas razões principais para esse crescimento rápido: demanda reprimida de alunos não atendidos, principalmente por motivos econômicos. Muitos alunos são adultos que agora podem fazer uma graduação ou especialização. Com a LDB o Brasil legalizou o ensino superior a Educação a distância pela primeira vez. Por falta de termos instituições grandes em EAD como em outros países pudemos com a Internet passar do modelo por correspondência para o digital. O brasileiro aprende rapidamente, é flexível, se adapta a novas situações. Ao mesmo tempo a EAD sempre esteve vinculada no Brasil ao ensino técnico, desde a década de 40 com o Instituto Monitor e o Instituto Universal B...

Rio Franchising Business 2009

Imagem
Rio Franchising Business: uma feira de pequenos custos e grandes negócios. Em duas edições, a Rio Franchising Business entrou definitivamente para o calendário do sistema de franquias: o evento já faz parte do ranking mundial das dez maiores feiras do setor. Um espaço ideal para quem quer ampliar sua rede de franquias ou começar um negócio próprio. Aqui se reúnem as principais redes do país, bem como empreendedores, investidores, novos entrantes, antigos parceiros do mercado e empresas que pretendem adotar o franchising como forma de expansão. Além de conhecer de perto as redes de franquias, os visitantes podem participar de palestras sobre os aspectos estratégicos e de marketing do universo de franchising. O ambiente é ideal para a realização de negócios, contatos comerciais e especialização. A última edição foi um grande sucesso, superando todas as expectativas. Aproveite esta oportunidade única para investir no crescimento de sua rede no Rio de Janeiro - estado que detêm 20% das fra...

REDE SPOLETO PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DA EXPO POSTOS & CONVENIÊNCIAS SÃO PAULO 2009

Imagem
Modelo compacto para postos de gasolina é a novidade apresentada durante o evento. Maior rede de culinária italiana do país, o Spoleto participa pela primeira vez da Expo Postos & Conveniências São Paulo 2009, evento oficial do mercado de distribuição e revenda de combustíveis e lojas de conveniência da América Latina, que acontece de 16 a 18 de setembro na Expo Center Norte, em São Paulo. Com um stand no local, a rede vai apresentar seu modelo compacto apropriado para as lojas de conveniência dos postos de gasolina. O modelo compacto segue os mesmos padrões do restaurante tradicional, mas é formado somente por forno e pista fria de ingredientes. Pode ser montado em ambientes com, no mínimo, 20m2 e o investimento é a partir de R$ 150 mil. A empresa já inaugurou seis unidades desde 2008 e projeta abrir mais 12 até o final de 2009. - O modelo para posto de gasolina vem se mostrando um sucesso e observamos que é um mercado carente. Já contamos com alguns parceiros importantes para via...

Linhas de Financiamentos de Franquias

No último post, muitas pessoas me escreveram pedindo mais informações sobre financiamento de franquias. Então vamos lá! Buscar uma linha de financiamento pode ser uma alternativa tanto para as franqueadoras, quanto para os candidatos à franquia. Por der uma linha exclusiva para franquia as taxas são diferenciadas e muito atrativas. Um fator que fomentou a busca por estas linhas de financiamentos foi a crise deste último ano, onde muitas empresas iniciaram uma onda de demissões e a insegurança tomou conta dos empregados. Assm, número de brasileiros que planejam abrir o próprio negócio cresce sem parar. E o principal alvo de busca tem sido o sistema de franquia, com marcas de sucesso sedutoras e modelos formatados e estruturados. Afinal, como financiar? ATÉ R$ 400 MIL O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal têm programas de financiamento para franqueados. O valor máximo financiável é de R$ 400 mil, pagos em até 72 meses, com 12 meses de carência. Os juros são, em média, de até 5,4%...

Como escolher uma franquia

Imagem
Antes de escolher um franquia para investir, o investidor deve analisar atentamente alguns fatores: PERFIL DO NEGÓCIO Verificar se o perfil do negócio faz o seu estilo de vida. Se você não gosta de uma cozinha, por exemplo, não monte um restaurante ou lanchonete. Assim, liste quais são os tipos de negócio que mais combinam com sua personalidade ou experiência. Lembre-se de que alguns deles, principalmente os relacionados ao varejo, precisam de dedicação nos finais de semana e feriados. INVESTIMENTO INICIAL Faça as contas! Procure as franquias que se enquadrem no seu perfil e no seu bolso. Estime o montante a ser investido e calcule pelo menos mais 20% sobre este valor para uma reserva de capital de giro ou outras despesas não previstas. Além do investimento para a montagem da franquia, verifique se haverá a despesa de luvas pelo ponto. Este valor costuma dobrar o investimento inicial. CONVERSE COM OS FRANQUEADORES Marque reuniões com os franqueadores e levante o máximo possível de info...

Franchising se Destaca na Crise

Imagem
Mesmo com o impacto da crise econômica, o franchising no Brasil tem crescido de forma satisfatória. A ABF (Associação Brasileira de Franchising)apresentou no seu Guia Oficial de Franquias 2009 o resultado do setor em 2008: - O faturamento do setor em 2008 foi de R$ 55 bilhões - 19,5% a mais do que em 2007; - 200 novas empresas adotaram o modelo de franquias como estratégia de crescimento; - Atualmente são 1.379 redes de franquias e 71.954 unidades franqueadas; - O setor é responsável por 647.586 empregos diretos e cerca de 2,6 milhões de postos indiretos. A ABF divide o setor em 12 ramos e utiliza dados fornecidos pelas 600 redes associadas, assim como dados de mercado: - Acessórios Pessoais e Calçados obteve 44,8% de crescimento com relação à 2007; - Serviços relacionados à Veículos 31,7%; - Vestuário 27,2%; - Esporte, Saúde, Beleza e Lazer 25,8%; - Apenas o segmento de Limpeza e Conservação apresentou queda no faturamento de -1,4%. FATORES QUE CONTRIBUIRAM COM O CRESCIMENTO DO SETOR ...