Como escolher uma franquia


Antes de escolher um franquia para investir, o investidor deve analisar atentamente alguns fatores:

PERFIL DO NEGÓCIO
Verificar se o perfil do negócio faz o seu estilo de vida. Se você não gosta de uma cozinha, por exemplo, não monte um restaurante ou lanchonete. Assim, liste quais são os tipos de negócio que mais combinam com sua personalidade ou experiência. Lembre-se de que alguns deles, principalmente os relacionados ao varejo, precisam de dedicação nos finais de semana e feriados.

INVESTIMENTO INICIAL
Faça as contas! Procure as franquias que se enquadrem no seu perfil e no seu bolso. Estime o montante a ser investido e calcule pelo menos mais 20% sobre este valor para uma reserva de capital de giro ou outras despesas não previstas. Além do investimento para a montagem da franquia, verifique se haverá a despesa de luvas pelo ponto. Este valor costuma dobrar o investimento inicial.


CONVERSE COM OS FRANQUEADORES
Marque reuniões com os franqueadores e levante o máximo possível de informações sobre:
- investimentos iniciais - item a item especificado;
- políticas da franqueadora;
- operação do negócio;
- características e diferenciais dos produtos e/ou serviços da marca;
- leia com atenção a COF (Circular de Oferta de Franquia) da franqueadora, se necessário, tire suas dúvidas com um advogado;
- pesquise entre seus amigos e círculo social qual a percepção deles com relação à tal marca e produto;
- entre em contato com os franqueados da rede e pesquise a satisfação da rede.

DICAS DE UMA CONSULTORA
1) Evite se tornar franqueado de redes muito novas e ainda não estruturadas, a não ser que o negócio se desponte realmente como algo estremamente inovador, diferenciado no mercado e com uma tecnologia sem igual.

2) Não deixe de pesquisar, não se deixe levar pela emoção. Ouça a opinião dos amigos, familiares e dos próprios franqueados da rede. Se houver algumas opiniões negativas, páre e pense. Talvez seja melhor pesquisar outras opções de franquias.

3) Faça um levantamento de quantas unidades da rede foram fechadas ou repassadas e os motivos e atenção: redes com um número de lojas fechadas muito relevante sinalizam algo errado na gestão. Fuga!

3) Caso você não tenha 100% do investimento inicial, opte por um financiamento da linha de crédito de franquias do Banco do Brasil, Banco do Nordeste ou Caixa Econômica Federal.

Boa sorte!

Abraços,

Erica Andrade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOR EMOÇÃO NO FRANCHISING (E-FACTOR) E SELEÇÃO DE FRANQUEADOS

Por que padronizar a rede?

NOVIDADE: FRANQUIA CONTAINER ECOLOGY STORE