Linhas de Financiamentos de Franquias

No último post, muitas pessoas me escreveram pedindo mais informações sobre financiamento de franquias.

Então vamos lá!

Buscar uma linha de financiamento pode ser uma alternativa tanto para as franqueadoras, quanto para os candidatos à franquia. Por der uma linha exclusiva para franquia as taxas são diferenciadas e muito atrativas.

Um fator que fomentou a busca por estas linhas de financiamentos foi a crise deste último ano, onde muitas empresas iniciaram uma onda de demissões e a insegurança tomou conta dos empregados. Assm, número de brasileiros que planejam abrir o próprio negócio cresce sem parar. E o principal alvo de busca tem sido o sistema de franquia, com marcas de sucesso sedutoras e modelos formatados e estruturados.

Afinal, como financiar?

ATÉ R$ 400 MIL
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal têm programas de financiamento para franqueados. O valor máximo financiável é de R$ 400 mil, pagos em até 72 meses, com 12 meses de carência. Os juros são, em média, de até 5,4% ao ano, mais TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo).

SIMULAÇÃO
Financiamento de R$ 50 mil em 72 prestações, sem carência, tem parcela de R$ 928,77 no início e de R$ 1.008,50, no fim. Em seis anos, o franqueado vai pagar R$ 70.013,91. A rede franqueada precisa ter convênio com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

ATENÇÃO!

O ideal, segundo especialistas, é que os financiamentos sejam vistos como recursos para complementar o investimento. É mais indicado usar o capital próprio, fugindo dos juros e reforçando o comprometimento do novo empresário.

O franqueador pode, limitar o valor a ser financiado, como por exemplo até 50% do valor total a ser investido, garantindo assim que o canditado tenha recursos próprios também.

Já o candidato, antes de solicitar um financiamento ao Banco deve projetar um fluxo de caixa, com as premissas da franqueadora para analisar a viabilidade do financiamento do negócio.

Boa sorte!

Abraços,

Erica Andrade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOR EMOÇÃO NO FRANCHISING (E-FACTOR) E SELEÇÃO DE FRANQUEADOS

Por que padronizar a rede?

NOVIDADE: FRANQUIA CONTAINER ECOLOGY STORE