Setores que mais cresceram no Brasil no último ano


O setor de franchising no Brasil apresentou um bom desempenho em 2024: o faturamento total do segmento alcançou R$ 273,083 bilhões, representando um crescimento de +13,5% em relação a 2023.

1. Saúde, Beleza e Bem-Estar

Esse segmento teve o maior crescimento: +16,6%. A ABF aponta fatores como o envelhecimento da população, maior demanda por produtos com personalização e o impacto das redes sociais na estética e bem-estar como vilões que impulsionaram este setor. 
Para o investidor em franquias, isso sugere que marcas que conjugam estética + bem-estar + serviços continuados podem ter vantagem.

2. Entretenimento e Lazer

Com +16,5%, esse setor mostra que o lazer está em alta — a ABF aponta que o retorno ao trabalho presencial e a busca por experiências gastronômicas também ajudam esse segmento.
Para franquias, isso pode significar oportunidades em modelos de negócio ligados à experiência, diversificação de lazer ou formatos híbridos.

3. Alimentação / Food Service

Crescimento de +16,1% no segmento que engloba alimentação e food service.
Mesmo sendo um setor tradicional no franchising, a performance reforça que marcas bem posicionadas (produtos diferenciados, bom atendimento, inovação no serviço) continuam sendo apostas interessantes.


Fonte: DESEMPENHO_DO_FRANCHISING_4T2024.pdf

O que levar em conta antes de investir em uma franquia

Com base nos dados, seguem alguns pontos para refletir:

  • Tendência vs competição: Setores em alta podem trazer maior atratividade, mas também mais concorrência. O diferencial da marca pode fazer a diferença.

  • Modelo de negócio e custos: Verificar taxas de franquia, royalties, investimento necessário, bem como os custos fixos/variáveis.

  • Localização e formato: Por exemplo, segmentos de lazer ou alimentação exigem boa localização e fluxo de pessoas. Modelos adaptados (como delivery, dark kitchens, home-based) podem reduzir riscos.

  • Consistência de demanda: Saúde e bem-estar têm demanda mais recorrente; alimentação varia mais com local e temporada; lazer pode oscilar.

  • Suporte da franqueadora: Verifique treinamentos, marketing, inovação da rede. No caso dos setores em crescimento, isso pode ser um diferencial competitivo.

  • Cenário macroeconômico: Mesmo com o crescimento do franchising, a pesquisa da ABF destaca fatores de risco como desaceleração econômica, aumento de juros e inflação — que podem impactar consumo


Erica Andrade
Especialista em Financas & Franchising 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOR EMOÇÃO NO FRANCHISING (E-FACTOR) E SELEÇÃO DE FRANQUEADOS

Por que padronizar a rede?

KFC - GIGANTE MUNDIAL DO FAST FOOD ENTRA EM ANGOLA