Números de franquias brasileiras no exterior cresce

O mundo é o limite para as franquias brasileiras. Consolidadas no País, muitas empresas têm na expansão internacional um caminho a ser trilhado. Para se ter uma ideia sobre os novos negócios deste tipo, basta comparar que em 2000, apenas 15 marcas nacionais fora do Brasil.

Em 2010, já eram 68, ou seja, um crescimento de mais de 300% em dez anos. Os números fazem parte de um estudo realizado pelo Mestrado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para a associação, aliás, as perspectivas seguem boas, com a estimativa de que até oito empresas mais se estabeleçam no mercado externo ainda em 2011. 
Atualmente existem 700 unidades brasileiras de franquias em 49 países. A Argentina é o mercado com a maior presença de unidades, 144, seguida por Portugal (118), Estados Unidos (64), México (48) e Chile (36).
Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF afirma que entre os principais alvos dos empresários, estão a China, Colômbia, Emirados Árabes, Espanha, México, Portugal e Turquia. "No Oriente Médio, por exemplo, estão previstas participações em uma feira em Dubai e na reunião do Conselho Mundial de Franquias no Líbano."
Outro que acredita no potencial das redes nacionais no exterior é o professor do Mestrado em Gestão Internacional da ESPM, Felipe Mendes Boroni. Ele acredita que "principalmente nos Estados Unidos, este é um mercado promissor.
Segundo ele, o segredo do sucesso, nesse caso, está vinculado à qualidade dos produtos e serviços oferecidos do que propriamente pelo fato do produto ser brasileiro. "A internacionalização não deve ser pautada por essa característica, mas sim pela oferta de produtos diferenciados, com um nível de competição igual a qualquer outro no exterior", diz.

Imagem
Possuir franquias de marcas nacionais lá fora é uma forma de valorizar a imagem. "Para o franqueado, quem está no exterior é mais forte, tem mais estrutura, oferece menos riscos de deixá-lo na mão", afirma Boroni.
Além de reforçar o passe entre os franqueados, a internacionalização pode oferecer outras vantagens. "Há o valor tecnológico e de conhecimento que a operação em outros países proporciona, o intercâmbio de informações, sem falar na ampliação da capacidade de vendas em si, da colocação dos produtos em mais mercados", conclui.
De acordo com Camargo, ir além das fronteiras nacionais é um caminho natural de crescimento. As marcas que fazem essa escolha adquirem força aos olhos dos consumidores e provam que estão na direção certa.
(Com informações da Agência de Notícias Brasil Árabe)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOR EMOÇÃO NO FRANCHISING (E-FACTOR) E SELEÇÃO DE FRANQUEADOS

Por que padronizar a rede?

CACAU SHOW EXPLORA NOVO CANAL DE VAREJO: VENDING MACHINES