8 FRANQUIAS ATÉ R$ 35 MIL


1. Nosso Bar




De olho na expansão da classe C, a Ambev inaugurou recentemente um novo modelo de franquia de bar, com investimento a partir de R$ 28 mil. Batizada de Nosso Bar, a rede deve contar com cerca de 200 unidades abertas até o final do ano. A marca já possui 20 unidades funcionando sob a nova bandeira no estado de São Paulo.
As franquias da nova rede devem se concentrar principalmente em bairros periféricos de grandes cidades. Além da taxa de franquia, que varia entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, o franqueado deve fazer um investimento de cerca de R$ 15 mil a R$ 20 mil na reforma e adaptação do ponto comercial.
O faturamento previsto para uma unidade Nosso Bar é de R$ 25 mil a R$ 40 mil por mês, com margem de lucro média de 15%. A previsão de retorno é de 12 a 20 meses.

2. Pet Cursos

A Pet Cursos é uma rede de escolas de ensino profissionalizantes que nasceu em 2003, em Chapecó (Santa Catarina).  Com mais de 260 unidades em operação, a rede oferece cursos de baixo custo nas áreas de administração, saúde, indústria e informática.


O investimento para se tornar um franqueado é de aproximadamente R$ 25 mil e o lucro médio é estimado em R$ 4,5 mil. O prazo de retorno do investimento é estimado entre 5 e 8 meses.


Ao contrário de outras redes, que cobram royalties na forma de um porcentual do faturamento, a marca cobra apenas uma taxa fica mensal.

3. Super Marido

Focada na oferta de serviços de manutenção, a Super Marido iniciou suas atividades há apenas cinco meses. A rede quer chegar a 20 franqueados até o final do não. Entre os serviços oferecidos aos franqueados está um centro de treinamento para os técnicos e auxiliares que irão desempenhar as funções de manutenção.


Com duas franquias em operação no Brasil, a rede já fechou um acordo com um máster franqueado que levará seus serviços à Europa. O foco de atuação é a região ibérica e as operações devem ser iniciadas em setembro deste ano.


O investimento inicial para montar uma unidade varia de R$ 25 mil a R$ 35 mil, incluindo taxa de franquia. A taxa de royalties é de um salário mínimo ao mês e a taxa de publicidade é de 2% sobre a receita bruta mensal, estimada R$ 10 mil a R$ 23 mil. O retorno sobre o investimento é estimado entre 6 a 15 meses.

4. Estudo Mais

Especializada na oferta de reforço escolar de Matemática, Português e Física, a Estudo Mais possui 26 unidades em funcionamento e planejar inaugurar 14 novas operações neste ano.


O franqueado, não precisa ser, necessariamente, do ramo da educação. É preciso, no entanto, dispor de instalações para operar o negócio. Criada em 2007, a rede possui faturamento anual de R$ 350 mil. O investimento do franqueado para entrar para a rede é de R$ 25 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 10 mil e a estimativa de lucro é de 60%.

5. Ação Invest

Especialista no mercado de ações, a Ações Invest inaugurou no ano passado o modelo de franquia para expandir suas atividades. Para se candidatar ao negócio, o franqueado deve ter experiência no mercado financeiro.


O contrato permite que o franqueado ganhe até 60% dos valores gerados nas negociações de sua carteira de clientes, retornando 6% em royalties para a franqueadora.


O investimento para abrir uma unidade é de R$ 25 mil e o potencial de faturamento mensal é estimado entre R$ 32 mil a R$ 60 mil. A expectativa de prazo de retorno sobre o investimento é entre 12 e 24 meses.

6. Home Depil

A Home Depil é uma das duas marcas lançadas recentemente pelo Grupo Zaiom, especialista em franquias de baixo investimento e que podem ser administradas em casa. A nova marca oferece serviços de fotodepilação em domicílio.


Utilizando os equipamentos portáteis de Luz Pulsada Intensa (IPL) fornecidos pela franqueadora, o franqueado e seus colaboradores podem se deslocar até a casa do cliente, cobrando o valor tabelado de R$ 55 por sessão.


O investimento para se tornar franqueado da rede é de R$ 20 mil e a expectativa de retorno é entre 6 e 18 meses. O faturamento médio mensal estimado é de R$ 19,6 mil, com margem de lucro entre 30% e 40%. O franqueado repassa à marca 8% do faturamento bruto mensal para o pagamento de royalties e 2% de taxa de publicidade.

7. Fale Globish

A segunda nova franquia do portfólio do Grupo Zaiom é a Fale Globish, especializada no ensino de inglês. A metodologia propõe o aprendizado rápido do idioma para uso no dia a dia, em apenas 120 lições.


De acordo com a franqueado, a marca é uma boa oportunidade de negócio para educadores que querem virar seus próprios patrões. Para quem não experiência no ramo, a franqueadora oferecerá treinamento para que o franqueado possa selecionar e capacitar professores na sua região.


Para se tornar um franqueado da rede, o investimento médio é de R$ 20 mil, com retorno previsto para 6 e 18 meses. O faturamento médio mensal estimado é de R$ 17 mil, com margem de lucro entre 30% e 40%. Do faturamento mensal do franqueado, 8% são reservados ao pagamento de royalties e 2% à taxa de publicidade.



8. Smartz

Para não ficar de fora do mercado de microfranquias, o grupo Multi – dono as marcas Wizard, Yázigi, Skill, Alps, Microlins, S.O.S, Bit Company e People – lançou a Smartz. Com investimento inicial a partir de R$ 15 mil, a nova rede será focada no ensino de português e matemática como reforço para estudantes.

A meta é inaugurar 250 unidades em dois anos e atender 25 mil alunos no período. Só em 2011, o grupo prevê a abertura de 80 franquias, principalmente no interior de São Paulo e nas regiões Norte e Nordeste.

Sem a cobrança de royalties sobre matrículas e mensalidades, a taxa de franquia será de R$2.950. Com foco em estudantes de ensino fundamental e médio, a marca prevê alcançar ponto de equilíbrio em 4 meses e o retorno do investimento em até 6 meses.
Fonte: Exame, julho 2011

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