SPOLETO DE OLHO NA SUSTENTABILIDADE

Rede apresenta na ABF Franchising 2011 números de modelo de negócio sustentável e ainda concorre à premiação AFRAS com três projetos



Spoleto, maior empresa do Grupo Umbria, acredita e investe no crescimento da rede em diferentes segmentos pelo país. Nos últimos dois anos, lançou com sucesso no mercado novos modelos de negócios sempre aproveitando a ABF Franchising EXPO como grande canal de comunicação e divulgação. Primeiro, o compacto, voltado para postos de gasolina e outros espaços menores como faculdades e supermercados. Em 2010, foi a vez do Spoleto 21 – projeto desenvolvido para ser sustentável nas áreas social, econômica e ambiental -, principal foco de expansão da rede.

Na edição deste ano da feira, o Spoleto vai apresentar o resultado desse último lançamento, que é responsável pelo aumento de 7% na margem líquida dos 24 restaurantes que já operam com esse formato em todo o país, inclusive a primeira flagship 21 no Rio Sul Shopping (Zona Sul do Rio de Janeiro). O modelo sustentável foi elaborado para reduzir custos e otimizar os processos. A projeção é chegar a 80 unidades até o final de 2011 – 35 novas unidades e adaptação de 20 já abertas.

Com base no resultado já apresentado, a economia anual chegará a:
-      607.680 kg de gás;
-      74.880 m3 de água;
-      7.200 litros de produtos de limpeza não lançados na natureza;
-      640 funcionários com aumento salarial de 50%.

O Spoleto 21 é uma evolução “sustentável” do modelo de negócio Spoleto e a partir deste ano (2011) todos os restaurantes a serem inaugurados serão “21”. O projeto se propõe à redução de 30 a 40% de água, com novo sistema de lavagem dos utensílios; exclusão do consumo de gás, com implantação de fogão elétrico com tecnologia de indução; diminuição do quadro de funcionários por loja e remuneração salarial 50% maior; economia de 20% no custo das obras com lojas menores a partir de 35m2, e tratamento de lixo.

O aumento da rentabilidade das lojas comprova que os pilares da sustentabilidade do Spoleto 21 são vencedores. Queremos crescer e transformar toda a rede no prazo de três anos".
Os franqueados que já implantaram estão tão satisfeitos, que influenciam positivamente os demais franqueados da rede a fazer a conversão das lojas - 
declara a diretora da expansão do Grupo Umbria, Renata Rouchou.

Sustentabilidade: Projetos concorrem a prêmio Afras

Lançado em 2007, a ABF e a AFRAS anualmente conferem o Prêmio Destaque Responsabilidade Social. A rede de culinária concorre pela primeira vez com três projetos: modelo sustentável Spoleto 21, Campanha de Arte Urbana e Doar é Legal.

No que diz respeito ao meio ambiente, o Projeto 21 é bastante significativo e visa  à diminuição da utilização de combustíveis fósseis (exclusão do uso de gás), economia do consumo de água e a utilização de produtos de limpeza menos nocivos aos funcionários e meio ambiente. Como principal resultado qualitativo estão a melhoria no ambiente de trabalho nos restaurantes e a minimização de impactos ambientais. Os números apresentados acima provam o resultado eficaz.

Já o projeto Campanha de Arte Urbana foi desenvolvido em parceria com o Instituto da Criança  (organização do Terceiro Setor que exercita o conceito de Empreendedorismo Social). Além de estimular a arte (presente no DNA da marca Spoleto) através do trabalho de  jovens artistas plásticos estampado em pratos de porcelana, os royalties apurados pela venda dos produtos (estimados inicialmente em cerca de R$ 60 mil) seriam revertidos para o Instituto da Criança. 

Com a campanha, o Spoleto arrecadou primeiramente R$ 37.782,45 e, durante a IX Convenção de Franqueados da rede, os participantes participaram de uma série de leilões de equipamentos e doações diretas ao IC com o objetivo de ser aplicado na aquisição de um novo imóvel para servir a um centro comunitário atingido pelas chuvas na região serrana do RJ que a ONG ap oia diretamente. Este movimento voluntário, que contou inclusive com a doação de fornecedores que se encontravam no local, resultou em um acréscimo de acima de 100% do valor inicialmente doado.

Para completar, o projeto Doar é Legal! é conduzido em conjunto entre a Consultoria de Campo e o Marketing do Spoleto, além do departamento de Marketing do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).  Cada loja Spoleto no Estado de São Paulo possui uma urna específica adesivada para armazenar os cupons fiscais. O cliente que optar por não colocar seu CPF na nota, deposita seu cupom e, automaticamente, faz a doação. Posteriormente, os cupons são encaminhados ao GRAACC, que, devidamente cadastrado junto a Secretária da Fazenda - Governo do Estado de São Paulo, posteriormente tem o volume financeiro contabilizado e recebe o crédito para a instituição. Durante três meses de 2010, o programa arrecadou cerca de R$ 32 mil em créditos para o GRAACC. Já em 2011, com a continuidade do projeto e maior sensibilização dos clientes perante o projeto e a instituição em si, as arrecadações mensais estão apontando para valores ainda mais expressivos.

Outros mercados

Na mira do Spoleto estão hipermercados, rodoviárias, faculdades, postos de gasolina, store in store e shopping centers voltados para a classe mais popular. Atualmente, 10% das 237 unidades abertas no Brasil encontram-se nesses mercados – sete lojas em hipermercados do Rio e São Paulo, três em rodoviárias, cinco em postos de gasolina, uma em faculdade etc. A projeção é ampliar para 15% até o final de 2011.

Implantamos lojas em supermercados e postos de gasolina e avaliamos que ainda há muito mercado a conquistar. No momento nos preparamos para  partir em breve para o segmento mais popular. Em 2010, por exemplo, o Spoleto lançou uma linha de produtos a R$ 9,90 que gerou incremento de até 20% em alguns restaurantes, fora o aumento do número de novos consumidores nas lojas. Isso nos dá segurança para seguir nesse caminho também – conclui Renata.

A rede se prepara também para entrar em cidades do interior acima de 150 mil habitantes. “Dentro do PIB que nos interessa, temos mais de 150 cidades no Brasil. Queremos ampliar a capilaridade da marca no país”, complementa  a executiva.

Números 2010 - 2011
A rede Spoleto obteve em 2010 crescimento de 12% em pontos de venda,   com 25 novas lojas, e registrou faturamento de R$ 345,6 milhões, 19% a mais do que em 2009. A projeção para 2011 é manter o mesmo ritmo de crescimento e assinar 35 novas unidades ao longo do ano, chegando ao faturamento de R$ 390,8 milhões (o equivalente a 13% de crescimento).

Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, o Spoleto – maior empresa do sistema Umbria - possui atualmente 301 restaurantes, 273 no Brasil e 28 no exterior (26 no México e duas na Espanha). Presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, a maior concentração de lojas está em São Paulo (92) e no Rio de Janeiro (60).

RAIO X SPOLETO

SPOLETO – Raio X
Spoleto 21
Investimento médio em loja
35m2 = a partir de R$300 mil (sem taxa)
Investimento médio em loja de rua
150m2 = a partir de R$ 450 mil (sem taxa)
Faturamento médio mensal
R$ 95 mil
Taxa de franquia
R$ 60 mil
Taxa de publicidade
a partir de 2% do Faturamento bruto mensal
Taxa de royalties
6% do Faturamento bruto mensal
Margem de lucro médio
15% a 20%
Prazo médio de retorno do investimento
24 a 36 meses
Área mínima para o funcionamento de uma loja
Shopping - 35m2
Número mínimo de funcionários por loja
8 funcionários
Capital de Giro
R$ 15 mil
Prazo do Contrato
5 anos
Telefone
RJ - (21) 3956.8600
SP - (11) 3956.8600
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