FRANQUIAS: É POSSÍVEL CRESCER SEM EXPANDIR O ESPAÇO FÍSICO?

O mundo das franquias pode também confundir os futuros empreendedores que optam por esta modalidade de negócios



Para o futuro empreendedor que deseja adquirir ou abrir uma franquia, seja ela de qualquer segmento, o mundo do franchising dispõe de um leque de opções enorme. Porém, um entrave, não muito visível aos olhos do futuro empresário, pode revelar até que ponto a franquia conquistará mercado. Ou seja, será possível expandir a atuação sem ampliar o espaço físico, ou, então, sem precisar adquirir mais uma franquia na mesma cidade?
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que o faturamento do setor cresceu 20,4% em relação ao ano anterior, alcançando a marca de R$ 76 bilhões, ante os R$ 63 bilhões de 2009. Para 2011, a entidade espera um crescimento de 15% para o setor.

Amparado por números atrativos e pujantes perspectivas, o mundo das franquias pode também confundir os futuros empreendedores que optam por esta modalidade de negócios. Ao mesmo tempo em que os números são atrativos, é preciso verificar a forma que você poderá atuar com sua futura franquia.

Condicionando sua atuação, muitas redes ‘inibem’ o desempenho de suas franquias. Limitando a atuação, a rede ‘impede’ que o futuro franqueado consiga expandir seus serviços ou abocanhar mais mercado numa mesma cidade. A saída, sendo assim, seria aumentar sua fatia de mercado adquirindo mais uma unidade da rede, e, assim, expandir sua atuação e seus investimentos.

Este fator (adquirir mais uma unidade da rede) gera mais custos para o franqueado, que vê dobrar os investimentos para se manter no mercado. As franquias de uma rede geralmente possuem um território determinado para atuar e, para atendê-las, os franqueados não têm que se limitar. Ou seja, mesmo localizado do outro lado da cidade, ele poderá prestar serviço.

A expansão de mercado sem ampliação de espaço físico deixa o franqueado, assim como qualquer empresário de outras áreas, com mais liberdade para atuar.

Fonte: Incorporativa

Comentários

Anônimo disse…
seu site esta cada vez mais completo...parabéns ! Aguinaldo
Erica Andrade disse…
Muito obriagda! Grande abraço!
Erica

Postagens mais visitadas deste blog

FATOR EMOÇÃO NO FRANCHISING (E-FACTOR) E SELEÇÃO DE FRANQUEADOS

Por que padronizar a rede?

NOVIDADE: FRANQUIA CONTAINER ECOLOGY STORE