FRANQUIA HAVAIANAS QUER CONCORRER COM CHOCOLATE E PERFUMES

Loja da Havaianas


São Paulo – Atuando no mercado de franquias há pouco mais de dois anos, a Havaianas já inaugurou mais de 150 lojas no país. A rede foi uma das que mais cresceram no último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).   
Embora a operação gere receita para os franqueados – o faturamento médio mensal de uma unidade é de aproximadamente R$ 80 mil – e para a franqueadora, seu principal valor para o grupo Alpargatas, dono da Havaianas, não está no volume de vendas do canal, mas sim no posicionamento estratégico que ele garante à marca.
“Mais do que um produto, é uma loja que vende um conceito”, explica Rogério Bastos, diretor de varejo da Alpargatas. “O cliente que vai à loja faz uma compra diferente, com um caráter mais emocional. Não encaramos o varejo de sapatos como concorrente da loja Havaianas. Queremos que o cliente a veja como uma alternativa a uma loja de perfumes ou de chocolates na hora de comprar um presente, por exemplo”, detalha o executivo.
Para garantir o sucesso da franquia, a rede reserva modelos exclusivos para as lojas, feitos especialmente para datas especiais, como a Copa do Mundo ou o Dia dos Namorados. Lançamentos da marca, como a linha de tênis “Soul Collection”, também chegam primeiro ao canal – hoje apenas 47 lojas que fazem parte da rede de franquias têm a coleção à disposição.
Fonte: Exame maio 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOR EMOÇÃO NO FRANCHISING (E-FACTOR) E SELEÇÃO DE FRANQUEADOS

Por que padronizar a rede?

NOVIDADE: FRANQUIA CONTAINER ECOLOGY STORE