No dia 25 de abril, no Auditório da Faculdade Cidade Verde, aconteceu uma palestra sobre como comprar uma franquia de maneira bem sucedida, dando início aos eventos resultantes de um convênio firmado em dezembro pela Prefeitura de Maringá com a Associação Brasileira de Franchising com o objetivo de atrair para a cidade novas empresas de franquia.
Durante o evento foi anunciada a participação de Maringá na Feira Mundial de Franchising, segundo maior evento do setor no mundo, de oito a 12 de junho no Pavilhão do Center Norte, em São Paulo, e a realização da primeira Feira de Franquias do Paraná, nos dias 28 e 29 de outubro no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. Ainda como fruto do convênio, a cidade deverá sediar conferências, simpósios, seminários, palestras e encontros de formação técnica sobre franchising.
O prefeito Sílvio Barros (PP) disse que buscou a parceria com a ABF com a intenção de estimular o interesse de possíveis franqueadores e franqueados, estruturando a cidade para que ela esteja tributariamente preparada para as franquias.
Ele acredita que as atividades que estão previstas deverão atrair mais redes franqueadoras para a cidade, levando em conta que Maringá oferece boas condições para o desenvolvimento de negócios.
"Temos todas as condições para investir neste setor e estabelecer sedes de empresas franqueadoras, somos uma cidade que entende a importância dos micros e pequenos negócios e investimos neste segmento", destacou.
O diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo, considerou que Maringá segue o caminho certo ao estimular o mercado de franquias, um setor que em 2010 apresentou um crescimento de 20,4% no faturamento, que chegou a R$ 76 bilhões.
Para ele, a franquia é uma opção bastante segura para os interessados em iniciar um negócio. "Enquanto 27% das empresas abertas no País fecham as portas no primeiro ano, entre as franquias a taxa de mortalidade é inferior a um por cento", ressaltou.
Camargo revelou que a ABF projeta para este ano um crescimento em torno de 15% no faturamento das empresas de franquia e de 8% na abertura de novos pontos de venda.
O representante da ABF explicou que o mercado de franquias hoje é responsável por cerca de 70% das lojas instaladas em shoppings centers.
Comentários