Por que padronizar a rede?
Como é possível que bilhões de espectadores espalhados por todo o planeta com cultura, religião e educação tão diferentes entendam o jogo de futebol com tanta clareza? Regras simples, totalmente padronizadas, e muita rigidez na sua aplicação tornaram o futebol o esporte mais popular do mundo.
Em qualquer lugar do mundo, o campo tem as mesmas dimensões, o cartão vermelho expulsa o jogador, o número de jogadores em cada time é o mesmo, apenas três substituições são permitidas, o jogo ocorre em noventa minutos, há sempre um árbitro e dois auxiliares e a bola, essa que transmite a mais universal das linguagens, precisa ultrapassar a linha das traves para o melhor momento: o gol!
Trazendo essa realidade para o mundo dos negócios, o sistema de franquia é quem melhor incorpora o uso de processos padronizados.
O que é padronização?
A padronização é uma técnica que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho sem prejudicar sua flexibilidade.
Destina-se a definir passo-a-passo cada processo (com base nas necessidades dos clientes), o sistema de atendimento, as maneiras de atestar a conformidade de padrões arquitetônico, no que diz respeito a fachada, vitrine e lay out, de maneira mais simples, ao menor custo e com menor variação possível.
Sob um aspecto legal, a padronização de uma rede de franquias é forma de criar identificação para o público.
A padronização é um dos conceitos básicos do sistema de franquias, para que todas as unidades tenham a mesma “cara”.
Principais itens padronizados no PDV:
- Fachada
- Lay Out
- Sistema de Atendimento
Uma unidade fora do padrão estipulado pela franqueadora pode servir como exemplo para outros, arruinando a rede.
É preciso critério e comunicar qualquer mudança ao franqueador.
A padronização faz parte da cultura do franchising e é de extrema importância a manutenção do padrão dentro do sistema.
Afinal, quem procura um negócio já estabelecido, pesquisou sobre a marca, conhece o serviço, opta por ele porque quer a facilidade e suporte que a franquia tem.
Benefícios de uma gestão padronizada:
Melhora a operação geral da Rede
Melhores resultados.
Facilita a venda de franquias
Marca mais moderna e integrada => mais forte.
Controla e diminui custos
Para os Franqueados e Franqueador.
Foco no negócio
Padronização da operação da Rede.
Aumenta o Valor da Marca !!!
Outros benefícios:
Identidade com a marca;
Utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e equipe);
Uniformizar o atendimento;
Facilitar o treinamento da equipe, melhorando seu nível técnico e persuasivo;
Facilitar a contratação da equipe;
Reduzir o consumo de materiais e reduzir o desperdício;
Padronizar equipamentos;
Reduzir a variedade de produtos;
Aumentar a produtividade e melhorar a qualidade e
Controlar processos.
padronização tem menos base no típico esquema de “comando e controle” e mais na conscientização e na motivação da rede. Agiliza a solução de problemas e o desenvolvimento de novos diferenciais competitivos e essenciais à sobrevivência dos negócios.
O funcionamento e a padronização da rede estão fundamentados mais no senso de Missão e em Valores da Franqueadora. Esses sim, bastante rígidos, especialmente naquilo que afete a “essência competitiva” da organização.
A padronização dos aspectos da operação é fundamental para preservar a marca, o conceito do negócio e a proposta de valor.
A troca de informações entre franqueador e franqueados é contínua, sendo um caminho de duas mãos.
A comunicação entre os franqueados (e desses com o franqueador) não é apenas tolerada, mas estimulada o tempo todo.
Esse fato ocorre no que diz respeito à participação dos franqueados em certas decisões estratégicas.
Como seguir padrões?
Unidade Piloto, Manuais e Treinamentos!
Quer crescer ou até mesmo sobreviver? Siga a padronização da rede.
Padronizar é reunir as pessoas e discutir o procedimento, treinar pessoas, registrar o padrão e assegurar-se de que a execução está de acordo com o que foi planejado.
Sem dúvida, é uma tarefa árdua. Afinal, trata-se de seguir os métodos de trabalho testados e aprovados pela franqueadora e romper paradigmas. Mas quando se vê o sucesso que as franquias que trabalharam com processos padronizados, deve-se sentir estimulado para ir adiante.
A uma certa altura, o franqueado verá que, mais que padronização dos processos, ele terá o sucesso também como padrão. E aí, como em uma boa partida de futebol, é só chutar para o gol e correr para o abraço!
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