MOLDURA MINUTO REDUZ 25% DO VALOR DO INVESTIMENTO EM FRANQUIA
Especializada em molduras e decoração, a Moldura
Minuto prevê um crescimento de 30% até o final de 2012, com
abertura de aproximadamente 40 novas unidades, principalmente na região
Centro-Oeste e em estados como Ceará e Minas Gerais, além da região Norte, onde
a rede ainda não possui nenhuma unidade aberta.
Para acelerar o plano de expansão, a Moldura Minuto desenvolveu
um novo modelo voltado exclusivamente para franquias em cidades menores, com uma
população média entre 100 mil e 300 mil habitantes. Com a aquisição de novos
equipamentos, mais simples e baratos, a rede conseguiu diminuir em 25% o
investimento inicial da abertura das franquias. O valor passou de R$ 150
mil para R$ 113 mil, incluindo estoque, mobiliário, equipamentos e taxa de
franquia.
De acordo com Antonio Carlos Viégas, diretor da Moldura Minuto, os
novos equipamentos possuem uma capacidade produtiva menor, sem redução no
espaço físico da loja e mantendo a mesma qualidade de produção. “O novo
modelo vai ao encontro das necessidades do franqueado, já que em cidades
pequenas a quantidade de quadros encomendados costuma ser mais baixa”, afirma
Viégas, que pretende, nesses locais, competir com as vidraçarias, bastante
comuns em cidades de pequeno porte.
Segundo o diretor da rede, os novos
equipamentos podem produzir até 450 peças por mês, o equivalente a metade da
capacidade produtiva dos equipamentos que são normalmente utilizados nas
unidades da Moldura Minuto. Até o final de 2011, o novo modelo será instalado
em três unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
Para Viégas, o principal diferencial da Moldura Minuto é a exclusividade e
diversificação das montagens e a qualidade das indicações. “Entramos com uma
consultoria de decoração, um atendimento exclusivo e a venda de know-how,
orientando o cliente no que fazer e como emoldurar. Afinal, é o que o mercado
procura”, diz. “Fazer rápido ajuda, mostra a eficiência da empresa, mas
não é tudo”.
Para isso, os funcionários recebem, a cada dois meses, uma
reciclagem de treinamento, feita pela própria franqueadora, para todas as
unidades da rede, sempre abordando questões sobre controle de qualidade,
processos de gestão, marketing e vendas.
Voltada para um
público majoritariamente feminino, com renda mensal acima de R$ 7.000, a
Moldura Minuto pretende abrir franquias tanto em lojas de rua como em shopping
centers, desde que não sejam instaladas em áreas de serviços – afinal, 40% da
renda das unidades vem de compras por impulso. Com um faturamento de R$
22 milhões em 2010, a rede pretende atingir um valor 35% superior ainda neste
ano.
Quanto custa ter uma franquia
Moldura Minuto
Tipo de negócio
|
Molduras e decoração
|
Data de fundação da empresa
|
1999
|
Investimento inicial
|
Shopping: a partir de R$140.000
/ Loja de rua: a partir de R$ 90.000/Loja Espaço MM: a partir de R$
250.000
|
Taxa de Franquia
|
R$ 40.000
|
Royalties
|
5% sobre faturamento bruto
|
Capital de giro
|
R$ 15.000
|
Taxa de publicidade
|
2,5% sobre faturamento bruto
|
Faturamento médio mensal
|
Shopping: R$ 60.000/ Loja de rua: R$
40.000
|
Lucro líquido
|
de 20% a 25%
|
Prazo médio de retorno do investimento
|
18 A 24 meses
|
Prazo de contrato
|
Cinco anos
|
Regiões de interesse
|
Brasil
|
Área mínima da unidade
|
Shopping: 35m² com mezanino/ rua: 50m²
|
Funcionários
|
Shopping: 4/ rua: 3
|
E-mail
|
franquia@molduraminuto.com.br
|
Site
|
|
Telefone
|
(11) 2344-9972
|
Fonte: PEGN, Nov/11
Comentários