MICROFRANQUIAS ATINGEM 85% DO MERCADO NACIONAL
Com investimentos de até R$ 50 mil, as microfranquias
devem puxar o crescimento de 15% previsto para o setor este ano, segundo a
Associação Brasileira de Franchising (ABF). As perspectivas continuam muito positivas
para o ano que vem, quando deve ser aprovado o SuperSimples, cujo benefício é
destinado a micro e pequenos empresários.
Com 260 marcas e 12 mil
unidades espalhadas pelo Brasil, as microfranquias já representam cerca de 85%
do mercado de franquias no País. A movimentação financeira do
segmento é da monta de R$ 3,6 bilhões (4,6% do faturamento total). O fenômeno é
explicado, em parte, pela participação crescente da classe C no negócio de
franchising.
Os locais mais procurados
para a entrada do pequeno empresário no setor, de acordo com Ricardo Bomeny,
presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), estão nas lojas de
rua, principalmente, em decorrência dos altos preços do aluguel dos shoppings
brasileiros.
Exemplo desse crescimento
é a rede Brou'ne, casa especializada em brownies, que neste mês irá inaugurar
uma nova loja no Shopping Galeria, na Rodovia
Dom Pedro I, em Campinas (SP).
"Campinas é um
mercado de potencial enorme, e temos interesse em atender nossos clientes da
melhor maneira possível dentro de um cenário viável para cada loja",
avaliou o empresário.
Em setembro deste ano, a
ABF inaugurou o Comitê de Microfranquias, órgão dedicado à discussão de
assuntos de interesse dos empresários do setor que optam pela abertura de pequenas
lojas, de olho no crescimento exponencial deste segmento.
Fonte: DCI out/2011
Fonte: DCI out/2011
Comentários