ABF-RIO TEM NOVA PRESIDÊNCIA

Fátima Rocha, diretora da MegaMatte, é novo nome na presidência da entidade.

A Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio) tem novo presidente, Fátima Rocha, diretora executiva da rede MegaMatte. A empresária vai liderar a rede no biênio 2011/2013. Imune à crise, o franchising carioca tem atualmente mais de 200 redes franqueadoras em operação em todo o País - algumas com perspectivas de ingresso no mercado internacional - fortalecidas pela previsão de crescimento na ordem de 10% no franchising local até o final do ano.


Fatima Rocha atuou como contadora em uma empresa por muitos anos antes de começar suas atividades como empreendedora. A partir da abertura de seu primeiro estabelecimento comercial, em sociedade com o empresário Julio Dias, diretor-presidente da rede MegaMatte, e participando ativamente da operação, teve a oportunidade de conhecer o negócio com profundidade e foi convidada por ele para fazer parte da equipe administrativa da empresa. Atualmente como Diretora Executiva da MegaMatte, participou de todas as etapas do crescimento da rede, auxiliando inclusive no processo de formatação da franqueadora, que durou cerca de 1 ano e meio. Obtendo êxito em seu planejamento de expansão para a MegaMatte, foi convidada a assumir no ano de 2006 um cargo de Diretora da ABF-Rio, onde atua hoje em dia.


Como líder da entidade no Rio de Janeiro, Fátima Rocha já tem seus objetivos claramente definidos. Entre eles destacam-se o desenvolvimento do sistema de franchising e a difusão de informações de qualidade para franqueadores, associados e o público em geral.
“Vamos dar muita ênfase aos cursos, feiras e eventos que estejam alinhados com esses objetivos. A ABF- Rio é uma seccional da ABF Nacional - o que implica a necessidade de coerência nas ações e iniciativas. Afinal, quando um franqueador associa-se à ABF, ele o faz pensando na entidade como um todo”, adianta Fátima Rocha.


Segundo ela, seu principal papel como presidente de uma presidenta de uma entidade tão representativa como o franchising é, acima de tudo, ser uma boa ouvinte, de modo a manter-se sempre próxima aos interesses coletivos e consensuais.


“A ABF é uma entidade que tem seus objetivos claramente definidos. Entre eles destacam-se o desenvolvimento do sistema de franchising e a difusão de informações de qualidade para franqueadores, associados e o público em geral. Portanto, vamos dar muita ênfase aos cursos, feiras e eventos que estejam alinhados com esses objetivos. A ABF- Rio é uma seccional da ABF Nacional - o que implica a necessidade de coerência nas ações e iniciativas. Afinal, quando um franqueador associa-se à ABF, ele o faz pensando na entidade como um todo. Como presidente, antes de qualquer coisa, serei catalisadora das idéias dos demais membros da diretoria”, afirma.


Fátima Rocha tem forte ligação com projetos de sustentabilidade voltados para franquias, incluindo busca pelo conhecimento acerca do sistema de Comércio Justo e Solidário (Fair Trade), modelo europeu de negócios. Ela é defensora da representatividade do Rio de Janeiro no segmento.


“Estamos vivendo o melhor momento socioeconômico do Brasil dos últimos anos. O Franchising reflete esse momento de forma plena. O segmento de franquias do Brasil encerrou o ano de 2010 com um crescimento de 20,4%, em relação ao ano anterior. Os números foram maiores que as expectativas do setor, que estimava um crescimento de 14 a 19%. Esta informação provém de um estudo realizado pela ABF com 1855 marcas de franquias atuantes no país”, analisa.


Antes de assumir a presidência, Fátima Rocha foi coordenadora de Curso e Eventos na gestão de Alain Guetta (2008/2010), que agora passa a presidir o conselho consultivo da associação. No último biênio, entre outras realizações, a entidade PROMOVEU diversos cursos e seminários, feiras de negócios e deixou o legado com a Cidade do Franchising, aberta em março de 2011 na Barra da Tijuca, que a nova presidente promete dar continuidade.


“Esse projeto foi uma iniciativa extremamente criativa do Alain Guetta, a exemplo de outras ideias vitoriosas que já foram concretizadas. Vamos ver como a Cidade do Franchising vai repercutir entre as pessoas interessadas em franquias e, a partir daí, faremos os ajustes que possivelmente serão necessários. Mas o empreendimento é um avanço para o Rio de Janeiro”, finaliza a nova presidente da ABF-Rio. [www.abfrj.com.br].

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATOR EMOÇÃO NO FRANCHISING (E-FACTOR) E SELEÇÃO DE FRANQUEADOS

KFC - GIGANTE MUNDIAL DO FAST FOOD ENTRA EM ANGOLA

CACAU SHOW EXPLORA NOVO CANAL DE VAREJO: VENDING MACHINES